A nossa voz é um importante instrumento na interação com as pessoas. É por meio dela que transmitimos nossas ideias e partilhamos nossas histórias.
Por Katia Reis
Você sabia que a voz é produzida pelas pregas vocais e não pelas “cordas vocais” como é popularmente conhecida? É isso mesmo. Além disso, quanto mais as pregas vocais vibram, mais aguda é a voz. Portanto, uma voz feminina apresenta cerca do dobro de vibrações que a voz do homem. A nossa voz é um importante instrumento na interação com as pessoas. É por meio dela que transmitimos nossas ideias e partilhamos nossas histórias.
Diariamente usamos a voz para atingirmos os mais simples objetivos e não nos damos conta do quanto ela é importante. Podemos vivenciar situações muito interessantes ou desagradáveis dependendo da forma como a utilizamos.
Ao ouvir a voz de uma pessoa, mesmo sem tê-la visto, criamos uma imagem mental, de acordo com as características percebidas. Logo, imaginamos a sua faixa etária, o sexo, intenções, profissão, estado de espírito, etc. Pela entonação, também é possível perceber quando alguém está irritado, chateado ou feliz.
Existem alguns sinais que indicam se você está usando inadequadamente a sua voz, como por exemplo, a rouquidão frequente, esforço e cansaço para falar; vermelhidão no pescoço e linhas marcadas; sentir ardor ao falar ou acordar sem voz.
Caso observe dificuldades na utilização da voz e seus recursos, o profissional (fonoaudiólogo e/ou otorrinolaringologista) deverá ser consultado para uma avaliação precisa.
A fonoaudiologia tem por objetivo prevenir, diagnosticar e tratar os distúrbios da comunicação. A fonoaudióloga Mara Behlau ressalta alguns cuidados diários que podemos adotar em nossa rotina para mantermos uma voz agradável e saudável.
- Beba muita água. Ao bebermos água hidratamos o nosso organismo e também as pregas vocais. Portanto, elas se movimentarão melhor e mais facilmente.
- Mastigue bem os alimentos. A musculatura da face e região oral necessita se exercitar para se manter firme e fortalecida. Isso refletirá na forma como articulamos e falamos.
- Coma sempre que puder, uma maçã. Além de ser um alimento saudável, apresenta propriedades adstringentes, ou seja, ajuda a limpar a sua voz.
- Espreguice e boceje quantas vezes for possível durante o dia. Este movimento tem o papel de relaxar a musculatura e possibilitar uma respiração mais eficiente.
- Evite chocolates e derivados do leite antes de falar por tempo prolongado. Estes alimentos engrossam a saliva e com isso ocorre um esforço ainda maior para a produção da nossa voz.
- Evite roupas ou golas apertadas. Isso dificultará uma respiração livre.
- Tenha um sono regular. Um sono adequado pode fazer toda a diferença no seu dia.
- Fale numa velocidade adequada, ou seja, nem devagar, nem depressa.
- Evite pigarrear. Com esse ato as pregas vocais são “agredidas”.
- Evite alterações bruscas de temperatura, ou seja, ingerir alimentos muito quentes e muito frios.
- Caso tenha refluxo gastresofágico, fique atento, a sua voz pode ser afetada.
- Evite as receitas caseiras para a rouquidão, assim como as pastilhas, sprays e outros. Estas medidas tem uma ação anestésica e com isso, a tendência é forçar ainda mais a voz enquanto os utiliza, agravando o quadro instalado.
- Pratique esportes para propiciar uma melhor respiração.
- Evite fumo e bebidas alcoólicas.
Mais importante do que estarmos preocupados com exercícios para manter uma boa voz, faz-se necessário inserir alguns cuidados em nossa rotina. Afinal, toda medida preventiva deve ser muito valorizada e incentivada.
Estas orientações são válidas para toda a família. Pois, muitas vezes encontramos crianças desde muito cedo, roucas e a família considera algo extremamente natural. No entanto, estar rouco não deve ser encarado como algo normal. Faz-se necessário uma investigação, a fim de detectar a causa.
Uma criança que não consegue a atenção dos familiares pode gritar frequentemente pelo simples fato de não ser ouvida, uma outra causa importante a ser investigada é a dificuldade auditiva.
No dia a dia atribulado é fundamental que tenhamos um momento para investir em nossa saúde física e mental. Tais cuidados são necessários para toda a família e caso utilize a voz como ferramenta de trabalho, a atenção deve ser redobrada. É importante conhecer o funcionamento do corpo e realizar atividades que favoreçam o relaxamento.
Para mantermos uma voz adequada e saudável podemos exercitar também algumas dicas: inspire pelo nariz e expire lentamente soltando o ar pela boca. Repita por várias vezes. Associe com rotação de cabeça no sentido horário e anti-horário por várias vezes e rotação de ombros.
Estes exercícios auxiliarão na manutenção de uma respiração mais equilibrada e, portanto, sua voz será beneficiada.
Para prevenir ou amenizar sintomas relacionados à saúde de nossa voz, o fundamental é mantermos hábitos adequados diariamente.
Portanto, respire fundo e mantenha-se atento, pois a sua voz tem muito a revelar sobre você.