
O cuidado com a saúde começa pela boca, pois é através dela que começamos a nos alimentar e adquirir nutrientes para o nosso desenvolvimento.
Manter a saúde bucal é indispensável para o desenvolvimento da face, mastigação, respiração, deglutição e muitos outros fatores, que podem até mesmo afetar a auto estima da criança.
Os cuidados devem iniciar com o nascimento do primeiro dentinho.
A saúde bucal merece atenção durante toda a infância, pois é nessa fase que ensinaremos os cuidados essenciais que eles precisam ter com sua higiene, e dentre eles está a higiene bucal; dessa forma, evitaremos a cárie, a gengivite e outros problemas bucais.
É fundamental a participação dos pais nos cuidados da saúde bucal das crianças, ficando atentos à alimentação e aos hábitos de higienização.
É nesse momento também, a hora da primeira visita ao dentista.
O medo de ir ao dentista é algo comum e muitas vezes desafiador, mas pode ser superado, procurando um profissional especializado que irá acolher a criança e a família, num ambiente lúdico e com muito amor e carinho, tornando a experiência agradável e divertida.
Para que essa experiência seja um sucesso, é necessário que os pais conversem com seus filhos, antes da consulta, mostrando a importância dessa visita e passando segurança à eles.
Na minha experiência como odontopediatra, já identifiquei alguns medos que as crianças apresentam sobre a visita ao dentista, e vou citar alguns deles:
- Medo do desconhecido – Crianças podem temer o ambiente diferente, os instrumentos e os procedimentos que não estão acostumados.
- Medo da dor – Ouvir histórias de dor ou experiências negativas de amigos e familiares pode gerar medo de sentir dor durante o tratamento.
- Medo da separação – Algumas crianças se sentem inseguras aos se separarem dos pais durante a consulta.
- Medo de ser repreendido – Crianças podem temer serem criticadas pelo dentista, por não cuidarem corretamente dos dentes.
- Sensação de perda de controle – Deitar na cadeira do dentista e permitir que alguém manipule sua boca pode gerar desconforto e medo.
E como ajudá-los?
Converse sempre com a criança sobre a importância da saúde bucal, da escovação e de uma boa alimentação.
Escolha sempre um profissional, especializado, que possa acolher seu filho em um ambiente lúdico com muito amor e carinho.
Não deixe para levar seus filhos ao dentista somente quando houver algum problema. Inicie as consultas desde cedo, mesmo que não haja nenhum problema aparente, para criar o hábito e evitar futuros problemas dentários. Com as visitas periódicas em um ambiente seguro e acolhedor, é possível reduzir o medo e a ansiedade das crianças.
Para que a visita ao dentista seja ainda mais tranquila, é importante que a criança já esteja familiarizada com a escovação e os cuidados com os dentes.
Evite falar de situações ruins e nunca use a ida ao dentista como punição.
Diga sempre à criança que você estará ao lado dela e que será divertido.
Utilize livros e desenhos que falam sobre a visita ao dentista, isso fará com que a criança se sinta mais tranquila, pois saberá o que será feito.
Procure sempre um profissional que acolha seu filho e que não menospreze seus medos, pois mesmo com todo esse preparo pode ser desafiador.
O choro ainda pode acontecer, mas está tudo bem, isso não gerará traumas se for feito da forma correta.