O ciclo vigília-sono é regulado pelo ritmo circadiano e pelo impulso homeostático do sono, baixo cortisol e aumento da melatonina, aliado com a adenosina que faz com que sintamos aquela pressão do sono. Quando isso não ocorre, as noites acordadas são frequentes.

Eu sou Amanda Pascoal, psicóloga infantil especialista em desenvolvimento e sono e em nossos encontros conversaremos sobre educação dos filhos.

No encontro de hoje, quero conversar com vocês sobre o sono e sugerir algumas pequenas mudanças que geram grandes transformações no comportamento deles.

Os problemas relacionados ao sono são queixas frequentes nos consultórios pediátricos, por volta de 30% dos pais relatam dificuldades com seus filhos. Tais dificuldades podem afetar aspectos comportamentais das crianças, além de influenciar no humor, ânimo e convivência familiar.

Vamos conversar um pouquinho sobre como funciona o sono. O ciclo vigília-sono é regulado pelo ritmo circadiano e pelo impulso homeostático do sono, baixo cortisol e aumento da melatonina, aliado com a adenosina que faz com que sintamos aquela pressão do sono. Quando isso não ocorre, as noites acordadas são frequentes.

O sono desempenha uma função importante para o organismo, é nesse período que ocorre o processo de maturação do Sistema Nervoso Central (SNC), a reposição de neurotransmissores e remodelagem de sinapses e receptores do SNC; ocorre, também, a consolidação das memórias adquiridas no dia – o que é de extrema importância para a criança, que está experimentando muitas coisas pela primeira vez e, além de tudo, promove a conservação e restauração de energia.

Para que as crianças tenham um sono reparador, acordem renovadas, animadas e humoradas são necessárias algumas condições:

  1. Ambiente escuro no quarto: auxilia na produção de melatonina;
  2. Rotina organizada durante o dia: a previsibilidade das atividades diárias ajuda a criança a se sentir segura e com isso temos uma diminuição do cortisol, hormônio oposto ao sono;
  3. Refeições com alimentos de bons valores nutricionais: alimentação pobre em calorias ou calorias vazias não suprem a necessidade de energia de qualidade para o corpo, o que pode deixar a criança mais fadiga e com apetite voltado para comida mais fáceis de serem absorvidas;
  4. Horário fixo para dormir e acordar: o hábito de dormir e acordar no mesmo horário ajuda o corpo a responder melhor as demandas do dia, além de desenvolver a disciplina;
  5. Menor quantidade de acesso as telas: neste caso, são dois pontos, o primeiro é a luz que irradia e pode atrapalhar a produção de melatonina, e o segundo, e para mim, o mais importante, o conteúdo assistido desorganiza mais o sono, causando sonhos intensos e pesadelos, fatores que prejudicam a qualidade do sono.

Você pode estar pensando: – “Destes 5 itens, eu só pontuei um, e agora”? Sei que é difícil fazer algumas mudanças, pois elas exigem esforço e colaboração, o que nem sempre acontece. Mas o que posso te aconselhar é, escolha uma e não desista de colocá-la em prática até virar um hábito.

Até o próximo encontro.

Abraços, Amanda Pascoal

Acesse nosso site para mais informações!

www.colegiographein.com.br