Editorial 04
Novas ideias e ideais
“NÃO HÁ NADA MAIS PODEROSO QUE UMA IDEIA QUE CHEGOU NO TEMPO CERTO”.
Victor Hugo
“O garoto é confuso da cabeça, não consegue aprender”, queixava-se o reverendo diante daquele menino de apenas oito anos. De fato, ele era agitado, dispersivo e questionador, cabelo sempre rebelde, recusava-se a decorar as lições e ainda por cima tinha sérios problemas auditivos. Diante disso, o único professor daquela pequena cidade do estado de Ohio, foi implacável em seu diagnóstico:
– Encerrar a carreira escolar do garoto no primeiro ano letivo e com apenas três meses de aula. Seu professor havia confundido excesso de curiosidade, com falta de inteligência. Ele nunca mais frequentou uma escola em toda a sua vida.
O menino foi salvo pelo amor de sua mãe que, vendo nele aptidões especiais, educou-o em casa.
Cresceu com suas ideias e ideais à flor da pele. Era obstinado, leitor compulsivo, experimentador pertinaz, montou em sua própria casa e com parcos recursos um pequeno laboratório. Tinha apenas doze anos de idade. Para ajudar no sustento da sua família, arrumou um emprego em um trem que fazia a ligação diária de sua cidade com uma próxima. Eram quase seis horas de percurso, ali ele vendia balas, frutas, chocolates, biscoitos e pensava… Em coisas maravilhosas.
Este menino de vida simples e temperamento arredio foi Thomaz Edison. De espírito persistente e iluminado, paciente e sábio, deixou-nos em sua passagem por este planeta, cerca de 1100 invenções patenteadas. O fonógrafo, o microfone, o projetor de cinema e a luz elétrica estão entre elas.
Ideias e ideais são palavras quase que gêmeas. Ideia é a expressão da nossa criatividade, está em nossa cabeça e pode nunca sair de lá. Ideal acontece quando colocamos uma ideia, um plano, um projeto em prática, quando materializamos aquilo que pensamos.
De forma geral, a vida não nos pede arroubos de inteligência ou prodígios maravilhosos. Pede apenas que, diante dos percalços da caminhada, façamos uso da criatividade e da atitude positiva para driblar as dificuldades do caminho. Uma atitude proativa é bem-vinda em qualquer situação, seja no lar, no trabalho material, com os filhos, com os amigos. Diante da vida, não pare no “ordinário”, busque sempre o “extraordinário”.