Muitos desenhos e aplicativos vendem a ideia de que bebês e crianças se beneficiam com as telas, e que o contato ajuda no desenvolvimento da fala. Mas como saber se é verdade ou apenas jogo de marketing?

Com o aumento da tecnologia, muitos jogos e séries foram lançados pensando no público infantil. Muitos pais notaram o quanto os filhos ficam vidrados em frente às telas, e assim surgiu a crença de que as crianças aprendem através da televisão.

Pensando nisso, pesquisadores da Universidade da Virgínia, Estados Unidos, pesquisaram sobre as diferenças entre o aprendizado de palavras em famílias que deixavam as crianças sozinhas assistindo televisão, as que assistiam junto com os filhos e os que interagiam sem telas por perto.

O resultado mostrou que as famílias que brincavam com os filhos aprenderam muito mais do que as crianças que interagiram com as telas, mesmo quando os pais achavam que os filhos não prestam tanta atenção nas brincadeiras. Eles concluíram que a interação com outras pessoas é a chave para o aprendizado, já que o gráfico mostrou que a associação das telas com outras pessoas foi o segundo maior fator de aprendizado.

Respondendo à pergunta inicial: não, os jogos e desenhos não ajudam no desenvolvimento da fala, mas você sim!

Qual o impacto de saber disso no meu dia a dia!

Sabemos que muitas vezes a tela é o único recurso e rede de apoio para diversas famílias, e não estou aqui para proibir ou causar mais culpa. O que precisamos é garantir um uso consciente, com diminuição de danos e aumento das potencialidades da criança.

Promova atividades de brincadeira livre e longe das telas, e assista os desenhos e converse sobre ele com sua criança. Ações simples como estas podem aumentar o aprendizado de palavras e promover em melhor desenvolvimento de linguagem.

Brincadeiras simples, como “Cadê-Achou” promovem o desenvolvimento de diversas habilidades importantes para o nosso cérebro. No QR-Code abaixo está uma palestra que mostra a diferença entre brincar com bebês e mexer em um tablet (é em inglês, mas tem legenda e vale muito a pena!)

Por: Amanda Comarim Moraes

Fonoaudióloga Infantil I CRFa 2-21999

Instagram: familiabrincante

Acesse nosso site para mais informações!

www.colegiographein.com.br