Estudos científicos comprovam que a má higiene bucal pode causar enfermidades mais sérias como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Por Redação Família Atenta
A função da boca repercute na saúde de todo o organismo. Ela é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o ambiente externo e, por meio da fala, respiração e mastigação pode tornar-se a entrada para bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde. Estudos científicos comprovam que a má higiene bucal pode causar enfermidades mais sérias como doenças cardiovasculares, diabetes e câncer.
Segue abaixo os problemas mais comuns causados pela má higienização bucal:
- Cárie: destruição dos dentes causada pela higiene e alimentação inadequadas ou por doenças que diminuem a quantidade de saliva na boca. (Ex.: pessoas em tratamento quimioterápico ou radioterápico).
- Mau hálito: surge devido a inúmeros fatores, dentre eles: falta de escovação e uso do fio dental; gengivite; ingestão de alimentos como alho ou cebola; tabaco e produtos alcoólicos; boca seca causada pelo uso de certos medicamentos ou por doenças sistêmicas como câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins.
- Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana, que se desenvolve decorrente de uma má higienização.
- Placa bacteriana: trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. A placa bacteriana fixa-se principalmente nas regiões de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro.
- Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes e está intimamente ligado ao desenvolvimento e agravamento de doenças periodontais.
A saúde bucal envolve a capacidade de sorrir, falar, ingerir de forma correta os alimentos, sentir o sabor, além de utilizar a boca e os músculos da face para transmitir emoções diversas sem desconforto e dor.
Cuidados básicos para uma boa saúde bucal:
- Escovar bem os dentes após as refeições: Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia impede a formação de placa bacteriana, causadora da gengivite e da cárie;
- Utilizar creme dental com flúor: O creme dental com flúor ajuda a limpar e proteger os dentes. Ele também atua na prevenção da cárie, placa, tártaro, gengivite e mau hálito;
- Utilizar o fio dental todos os dias: O fio dental ajuda a retirar a placa entre os dentes e próximo à gengiva, local onde a escova geralmente não alcança;
- Manter uma alimentação saudável: Evite uma alimentação rica em açucares e amido. Eles são propensos para a multiplicação de bactérias que apresentam relação direta com a cárie;
- Evitar cigarros: O cigarro pode causar problemas como o câncer de boca, doença periodontal, mau hálito e pigmentação dos dentes.
Consultar sempre um odontologista: Após uma análise criteriosa, esse profissional irá fornecer dicas valiosas a respeito da sua higiene bucal. A prevenção é a melhor forma de evitar problemas graves, consulte sempre um dentista.