Kátia Reis
O desenvolvimento dos filhos reserva aos pais desafios que nem sempre apresentam respostas fáceis de serem decifradas e em relação aos estudos, não é diferente.
Da Educação Infantil até o Ensino Fundamental I, os alunos têm um professor como principal referência e geralmente apresentam um bom desempenho. As atividades são desenvolvidas com menor esforço do aluno e “da família”.
No Fundamental II, observamos um aumento do número de disciplinas e consequentemente de professores. Há uma adaptação em relação às metodologias. Os professores e alunos passam por uma fase de conhecimento, até que o vínculo seja estabelecido. Além disso, muitas vezes muda-se o turno das aulas e observamos alunos acordando muito cedo e dormindo muito tarde.
Esta fase necessita ainda de um acompanhamento para a superação destas etapas e estabelecimento de uma rotina de estudos. A fase da pré-adolescência vem recheada de estímulos e novidades prestes a serem exploradas. Os hormônios estão em ebulição e a sexualidade pode mostrar-se aflorada.
No Ensino Médio, o estudante entra simultaneamente na adolescência. As reuniões com amigos, as baladas e os contatos pelas redes sociais se multiplicam. Há uma insegurança e inquietação em relação à escolha da profissão. Essa transição exige muita atenção por parte do aluno, da escola e da família.
A organização da rotina de estudos é um pré-requisito importante para o sucesso na vida acadêmica de filhos e tutelados. Seguem algumas orientações que podem contribuir para esse processo:
- Estabeleça contato periódico (via agenda, telefone, reuniões, atividades) com a escola, a fim de assegurar-se que tudo está caminhando como o esperado.
- Participe das atividades da escola. Seu filho(a) irá sentir-se valorizado e amparado.
- Acompanhe os comunicados/ informativos da escola.
- Organize juntamente com o seu filho(a), uma escala com os horários da semana, desde o período que ele acorda até o momento de dormir. Estabeleça o horário de acordar, alimentação, descanso, estudo, lazer etc. Neste horário deverá conter espaço para: realização das atividades de casa, leitura do conteúdo apresentado no dia, anotações das dúvidas observadas e organização dos livros e materiais para o dia seguinte.
- As lições de casa deverão ser realizadas diariamente (no horário da rotina de estudos).
- O conteúdo do dia deverá ser lido na mesma data, a fim de ser fixado na memória de longo prazo.
- Os livros e materiais devem ser preparados para o dia posterior, evitando assim o esquecimento.
- O ambiente de estudo deve ser tranquilo, arejado e iluminado;
- Para o estudo deverá ser colocado na mesa todo o material a ser usado.
- Elimine os fatores externos que possam atrapalhar a concentração, como celular, TV, computador e aparelho de som;
- Acompanhe as atividades noturnas do seu filho, a fim de que ele possa ter uma boa noite de sono, ou seja, a partir das 20h priorize momentos de relaxamento e leitura.
- Os exercícios físicos podem ser primordiais para a atenção, concentração, disciplina, interação com os colegas; habilidades motoras, etc.
Na escola sugere-se que o aluno tenha a seguinte postura:
- Esteja atento à explicação do professor (a) e faça anotações diariamente;
- Esclareça as dúvidas existentes e as que forem surgindo no decorrer da aula;
- Acompanhe a correção dos deveres de casa, das atividades de sala e das provas, procurando detectar o quê e por que ele teve dificuldade na resolução das questões.
O hábito de estudo diário é uma postura de responsabilidade e autodisciplina essencial para o sucesso no processo de ensino-aprendizagem.
Cabe salientar a importância de acompanhar e orientar as atividades do seu filho(a) nesta fase, participando das reuniões de pais da escola, a fim de compreender o rendimento pedagógico e global.
O desenvolvimento dos estudantes tem um ganho significativo com a parceria entre: escola / família / aluno.