Onde não há caridade, não pode haver justiça!
Por Paulo Pio
Acaridade é uma das molas mestras que impulsionam a evolução da sociedade. Ela é o antídoto contra o egoísmo, chaga que por milênios tem barrado o desenvolvimento da humanidade. Caridade é sinônimo de amor ao próximo e a nós mesmos, pois quem a pratica em sua vida cotidiana sente o retorno das atitudes positivas que realiza junto ao próximo.
Vivemos em uma coletividade egoísta e desigual que, muitas vezes, confunde caridade com assistencialismo inoperante. Os detratores dessa forma de agir costumam dizer que assistência social é um atributo dos governos. Que se pagam impostos exorbitantes para que a Federação, os Estados e Municípios utilizem melhor os recursos para suprir as demandas da sociedade. O que se esquece com essas afirmações é que estamos todos no mesmo barco e que se ele afundar, todos irão sofrer as consequências do naufrágio.
Os valores atemporais e intangíveis da caridade estimulam a sociedade como um todo a rever suas atitudes e valores. Exemplo disso são os acidentes em larga escala ou as tragédias climáticas que comovem a todos e nos convidam à doação de bens materiais para solucionar um problema emergencial.
O Brasil ainda está aprendendo a praticar a caridade como uma forma de equalizar as diferenças sociais gritantes que fazem parte do dia a dia de todos. Nos Estados Unidos e Europa, detentores de grandes fortunas doam em vida boa parte de seus bens para ajudar os menos favorecidos.
Virtude sem caridade não passa de nome.
Isaac Newton
A caridade pode ser aplicada em qualquer situação ou contexto de nossa vida. Eis alguns exemplos de como começar a praticá-la cotidianamente:
- Com a criança – proteção, educação e amparo.
- Com o faminto – o alimento material e espiritual.
- Com o enfermo – bons pensamentos e presença constante.
- Com o idoso – auxílio fraterno, ouvido amigo.
- Com o desafeto – esquecimento das ofensas.
- Com o filho – disciplina e amor incondicional.
- Com o amigo – partilhar a alegria de viver.
- Com o malfeitor – bons pensamentos e não julgamento.
- Com o ignorante – educação e exemplo no bem.
- Com o aflito – o ouvido, o ombro, a consolação.
- Com o nervoso – o silêncio e a calma.
- Com a família – amor, zelo e paciência.
- Com o trabalho – responsabilidade e dedicação.
Caridade é você antes de pensar em doar algo, tirar uma parte de seu coração e embrulhar junto, porque é através desse sentimento que estamos doando um pedacinho de nós mesmo.
Jader Amadi
Paulo Pio
Especialista em Dependência Química – GREA / USP. Agente Multiplicador na Prevenção ao Uso de Drogas – DIPE / DENARC. Conselheiro para Lideranças Comunitárias na Prevenção ao Uso de Drogas – UFSC / SENAD. Agente de detecção do Uso Abusivo e Dependência de substâncias psicoativas: Encaminhamento, intervenção breve, Reinserção social e Acompanhamento – SUPERA / UNIFESP. Diretor e idealizador do projeto PAIS ATENTOS, filhos felizes, alunos saudáveis. Bacharel em Propaganda e Marketing e formado em Disciplina positiva.