QUEM ESTÁ DEFININDO MINHAS PRIORIDADES?
Coach, consultora de desenvolvimento humano e organizacional, psicóloga.
E-mail: elisduarte.br@gmail.com
Onde moro neva no inverno. Em um dia desses, observando a neve caindo, fiquei deslumbrada com o espetáculo gratuito que se desenrolava da janela de minha casa. Ah! que sensação boa! Que beleza natural magnífica! Capaz de capturar minha mente para uma calmaria, que me trouxe de pensamentos distantes para o aqui e agora, sem anseios e preocupações… Fiquei pensando: “Por que não faço mais pausas como essa, só para admirar lá fora, sem pressa, só aproveitando o real e maravilhoso momento presente?”Como é fácil “cairmos no golpe” das infindáveis responsabilidades, sem pararmos para admirar a beleza das pequenas coisas, sem darmos a atenção devida a quem nos importa e sem cultivar as sementes poderosas da saúde mental, emocional, física e até espiritual (a fé)…Em dias como os atuais, com tantas demandas, calamidades e incertezas podemos ficar afogados nas preocupações, abrindo a porta da ansiedade e do pânico, quando não destinamos tempo de qualidade ao que realmente tem prioridade à nossa existência.E o que são prioridades? Em que isso me afeta?Prioridade é tudo aquilo que tem importância para minha vida e por isso eu dedico tempo e ações para realizá-la. Ao realizá-la gero maior qualidade de vida (bem-estar pessoal, realização, eficácia etc.).
Por vezes, nossas rotinas e ações são influenciadas por nosso estado de humor e nossas emoções. É onde mora o perigo, pois isso pode nos distanciar das reais prioridades.E como isso acontece?Quando tenho um dia difícil no trabalho/escola, chego em casa e me deixo capturar pelas redes sociais no meu celular, gastando em média de 1 a 2h em algo vago de significado, que não agrega nenhum valor para minha vida. Sem contar que isso pode ser uma fonte a mais de ansiedade, dependendo do conteúdo que me prende. Termino com uma sensação de vazio e com a alma aflita e/ou triste.Agora vamos a um exemplo positivo: Se tenho consciência do valor que minha família representa para mim, minhas prioridades devem estar alinhadas a ela, ou seja, o tempo com minha família será meu maior foco. Vou me conectar com as necessidades e coração dos meus entes queridos, vou organizar minha agenda para passar mais momentos observando o que fazem e como se sentem. Vou conversar com meus filhos sobre o que desejam para o futuro, conhecer seus sonhos mais íntimos e sonhar junto com eles. Vou contar histórias e transmitir valores de caráter valiosos e, sobretudo, estar com a mente e coração presentes para sentir e ouvir aos que amo.
A melhor e mais eficaz forma de demonstrar a importância que damos a algo ou alguém é nossa real presença! Tempo de qualidade + Ações intencionais de cuidado e amor.
O autor e palestrante Christian Barbosa, em A Tríade do Tempo, defende que o bem mais precioso que possuímos é o Tempo. Isso significa que devo administrá-lo e equilibrá-lo colocando as prioridades no que me tem valor, deixando para segundo plano o que tem menos relevância e eliminando o que não faz nenhum sentido para meus propósitos pessoais e objetivos de vida. Ao tomar essas decisões corajosas, assumo o comando do barco da minha vida deixando claro o que de fato importa para mim. Além de serem decisões saudáveis, evidenciam maturidade.Uma vez que nossas prioridades estejam alinhadas, nossa rotina se torna mais leve, nos tornamos mais focados, produtivos e eficazes. Nossa alma mais alimentada por aquilo que nossa essência necessita. Nossa vida tem mais sentido porque nossos sentimentos prioritários foram considerados. Portanto, somos os maiores beneficiados.Então, a partir de hoje, escolha intencionalmente as ações que farão parte de sua rotina, faça pausas estratégicas e necessárias a sua saúde física e mental e perceba o impacto poderoso em seu bem-estar, sua produtividade e em seus relacionamentos. Você merece priorizar o que dá sentido para sua existência!Para finalizar, quero te desafiar a pensar e escrever (isso ajuda a ter maior comprometimento) O QUÊ você mais valoriza em sua vida (pode ser várias coisas, por exemplo: Filhos, Cônjuge, Caráter, Carreira, Estudos, Saúde etc.). Depois estabeleça um plano com Ações que mostrem o que vai fazer para colocar em prática suas Prioridades.